Aluguel de salas comercias 

Tudo o que você precisa saber antes de assinar o contrato e não ter prejuízos:

Se você está buscando uma sala comercial para alugar, ou até mesmo, já visualizou algumas opções, mas ainda não fechou nenhum contrato. Então, esse post vai te servir como um alerta!

Não é simplesmente escolher o mais econômico ou a sala comercial que fique na localização mais favorável. Se você quer um lugar adequado para montar o seu negócio (indiferente do nicho e segmento), existem critérios que fazem toda diferença, tanto no valor como na qualidade da locação.

Por isso, eu vou te mostrar tudo o que você precisa verificar antes de tomar a decisão final. Veja tudo sobre isso no post de hoje:

 

Imóvel residencial VS Comercial:

 

Existe uma grande diferença entre a locação de um imóvel residencial e de um comercial. O residencial, você sempre precisa visualizar a quantidade de pessoas que irão morar na casa, espaço de lazer, adaptação para animais, dentre uma infinidade de fatores que são decisivos para garantir mais conforto no seu dia a dia.

Porém, é normal que as pessoas passem a ignorar muitos pontos importantes de uma sala comercial, principalmente por ser um espaço, na maioria das vezes, consideravelmente menor.

Portanto, você deve ter o mesmo tipo de cuidado e pensar em como o lugar irá se adaptar corretamente para o seu negócio. Acima de tudo, precisa visualizar que é um investimento e que com base nele, terá melhores ou piores retornos.

A sala comercial é muito mais do que apenas o espaço que você irá se alojar. É o centro de qualquer comércio físico e muitas das vezes, o que define o tempo de visita de seu cliente.

Se você inicia o seu negócio em uma sala comercial que não te favorece, você também terá vários prejuízos, tanto no tempo que estiver se mantendo lá, quanto na busca por um lugar melhor. Tudo isso, porque você não soube avaliar adequadamente antes de locar e assinar um contrato.

 

“O que pode dar errado se escolher qualquer imóvel? E se eu quiser desistir?”



 

 

Contrato:

Se você está pensando que facilmente poderá trocar de sala comercial se não gostar, então, está muito enganado. Antes de receber a chave do espaço e poder usufruir dele, você terá que assinar um contrato, na qual, terá um  prazo delimitado de tempo, para assegurar à você e o proprietário.

Normalmente, o contrato de uma sala comercial não é menor do que um ano. O que significa que você estará firmando um acordo, dizendo ser locador durante todo aquele determinado tempo.

Então, erros que não foram vistos antes, podem ser muito prejudiciais para o seu negócio.

É até possível fazer acordos com o proprietário, para fazer reformas, ajustes e tudo mais, porém, somente com a permissão do locatário. Caso contrário, terá que manter as coisas como estão.

 

Valores de Reformas:

Agora, se imagine na seguinte situação, você acabou de locar a sua sala comercial e está totalmente animado para começar a colocar o seu projeto em prática, mas então, percebe erros no espaço, esses que claramente não foram lhe mostrados pelo proprietário.

Portanto, o contrato de locação já foi assinado e tudo que você pode fazer é gastar mais dinheiro, que você estava reservando até então, para outra situação. Tudo isso com ajustes que não deviam ser necessários.

Você tenta negociar, mas para evitar discussões, acaba pagando por conta e tendo um investimento inicial muito maior do que você havia estimado.

Ao contratar uma sala comercial mais barata que não tem os cuidados ideais, você na verdade, acabou escolhendo por um espaço desqualificado ao invés do que realmente precisava.

Não é de se surpreender que você saiu no prejuízo.

 

Sala comercial incompatível:

 

Vários empreendedores alugaram lugares para começar um negócio, mas acabaram vendo que o espaço era totalmente incompatível com o tipo de segmento e infraestrutura. Nesse caso, não há nada a se fazer, apenas tentar diminuir o prejuízo, utilizando móveis mais inteligentes.

Com certeza você já viu um restaurante estar em um lugar que mais parecia um galpão de colchões. Ou seja, o espaço não tinha nada a ver com o negócio.

Existe uma grande chance de isso acontecer se você simplesmente estiver com pressa de colocar as coisas para rodar.

 

Você também vai cometer algum desses erros?

 Veja os erros mais cometidos pela maioria dos locadores de imóveis comerciais:

Pensando em todos os prejuízos que você pode ter ao escolher um lugar de maneira equivocada, eu separei uma lista com alguns pontos que você precisa verificar antes de assinar o contrato da sua sala comercial. Vamos começar?

 

1° erro - Ter pressa na hora de alugar:

Não adianta você querer alugar uma sala comercial em um único dia, para assim, acelerar a abertura do seu negócio e no final das contas, acabar tendo que atrasar a inauguração por conta de reformas e problemas que vieram posteriormente.

Se você tem muita pressa, então, é mais fácil cair em golpes, não ver defeitos e ter descuido com contratos e afins.

Você pode não apenas sair prejudicado tendo em vista uma sala comercial não muito boa, como também, ter que pagar o dobro, ou até mesmo, triplo, do valor que realmente deveria pagar.

Então, para evitar esse tipo de conflito, tenha calma. Olhe com atenção e analise 3 ou mais opções.

 

Não olhar a Infraestrutura:

Como falamos a pouco, a infraestrutura é extremamente importante na hora de contratar a sua sala comercial. Então, sempre procure ambientes que sejam compatíveis com o seu tipo de negócio. Nesse caso, evite adaptar espaços muito diferentes.

Por exemplo, se você vai montar um escritório, não adianta locar uma sala comercial que é voltada para uma área alimentícia, por exemplo. Porque os ambientes serão diferentes e você terá dificuldade em adaptar e tornar algo bacana.

E mesmo que o faça, em algum momento acabará sentindo falta de um espaço melhor para colocar a televisão principal e montar a mesa de reuniões, por exemplo.

O ponto principal aqui é buscar por facilidade, por não cometer o grave erro de pegar um lugar que não tem nada a ver com o seu espaço e tentar montar um negócio completamente diferente ali, apenas porque quer economizar.

Pense que estruturas são montadas com um intuito e tentar adaptar ao seu ambiente pode ser um trabalho muito mais difícil do que parece.

Uma vez que foque em encontrar um espaço legal para seu ambiente, você deve pensar se toda a composição arquitetônica colabora para o seu projeto.

É um restaurante, por exemplo, tem uma boa instalação para gás? Estrutura para colocar os eletrodomésticos e espaço suficiente para separar a cozinha da área de alimentação?

Você pode começar organizando os espaços que quer criar na sua sala comercial. Isso já vai te ajudar a ter uma melhor visão na hora da locação, vendo se o tamanho é o suficiente ou se precisa buscar por um lugar ainda maior.

 

Não ter atenção ao encanamento

Eu não quero te alarmar mais do que provavelmente eu esteja fazendo, mas o encanamento é com certeza um dos principais problemas relacionados à imóveis para locação, sejam eles residenciais ou comerciais.

Então, sempre verifique o funcionamento das torneiras e se você ver, por acaso, qualquer menor sinal de problema, então, lembre-se, não é a sala comercial adequada para você. Precisa ir atrás de outra!

 

Priorizar o orçamento acima de qualquer coisa:

É fato, se não está dentro do seu orçamento, então, você deve deixar a sala comercial de lado e escolher outra. Portanto, o valor não pode ser o ponto mais decisivo para a locação. É normal ver empresários escolhendo automaticamente a opção mais barata, mas se você fizer isso, pode estar em risco.

Ao invés disso, crie uma margem de valor, defina até quanto você está disposto a pagar e avalie as possibilidades que tem dentro daquele orçamento.

Não é errado contratar o mais barato, porém, você só deve fazer isso se realmente for a opção que você viu que está mais de acordo com o que está buscando.

 

Locar de pessoas desconhecidas (sem nenhuma segurança):

Não são todas as pessoas do mundo que podem partir para algum tipo de trapaça durante um processo de locação de um imóvel. Portanto, não podemos negar que é algo recorrente. Você quer ser uma das vítimas? Acho que não…

Então, tente evitar fazer locações sem nenhuma segurança. Contrate por empresas qualificadas, até mesmo corretoras, que são mais experientes e podem dar mais respaldo para os locadores.

 

Locar a primeira sala comercial que acha bonita:

Sem dúvida é um acréscimo ter uma sala comercial bonita, porém, quase todas as vezes é melhor que ela seja funcional. Além disso, quem apenas compra por aparência, tende a se decepcionar com os acréscimos.

Avalie tudo que você puder, absolutamente tudo!

 

Não conferir Instalações:

Imagina se deparar com problemas nas instalações logo após ter assinado um contrato  de uma sala comercial?

Uma boa dica para conferir como estão as instalações do imóvel que você quer alugar é, levar um teste, pode ser um carregador, por exemplo.

Teste como estão as tomadas e se ver uma grande irregularidade, já é um péssimo sinal.  Se perceber que uma boa parte tem mau contato ou não tem nenhum tipo de funcionamento, já sabe que provavelmente terá problemas no futuro. Então, procure por outro espaço para montar seu empreendimento.

Caso o lugar não tenha lâmpadas em todos os bocais, também é algo para se ter atenção.

 

Ignorar rachaduras ou sinais de umidade nas paredes:

Preste muito bem atenção nas paredes e também no teto, sinais de rachadura e umidade são extremamente negativos e podem significar uma construção instável e futuras dores de cabeça.

Imagine a parede do seu escritório ficar com sinais de bolor por conta da alta umidade? Ou buracos na laje, na qual, em dias de chuva, causam grande inundação no seu espaço comercial?

 

Contratos:

E não menos importante, você precisa ter muito cuidado e atenção ao assinar o contrato de locação. Verifique valores, cláusulas de objeção… Leia tudo para não sair prejudicado.

 

Cuidado nunca é demais!

Esse post foi criado para te alertar que infelizmente, locar um espaço pode ser uma decisão um pouco mais complicada do que parece. Ao menos, precisar ser muito mais minuciosa.

Você tem que lembrar que você está pagando para hospedar o seu negócio em um espaço físico de outra pessoa. E que, portanto, sempre precisa analisar pontos que podem ser prejudiciais para a sua segurança, de seu negócio e de seus clientes.

Imagine se em uma sala comercial rachada houver um despencamento e machucar alguém? Você? Um familiar? Um de seus funcionários? Um cliente?

Acredite, saber escolher uma sala comercial é muito mais importante do que parece. 

Eu não estou te dizendo que você não deva locar uma sala comercial, você apenas deve saber como fazer isso de forma adequada e que não deve simplesmente tomar uma decisão sem antes, avaliar se é o melhor a se fazer.

 

Como e onde contratar uma boa sala comercial?

Seguindo as dicas que dei anteriormente, durante esse texto, você já terá grandes chances de encontrar um lugar bom e claro, fugir de muitos perigos da contratação equivocada.

Portanto, agora você deve pensar em ir em locadoras seguras e que irão te ofertar lugares melhores e com uma estrutura melhor. Algo que você dificilmente irá conseguir se decidir buscar uma sala comercial por conta e ficar indo de um proprietário para outro.

Pode compensar muito mais você estar em contato com uma imobiliária segura e que faz uma seleção qualificada dos imóveis, sempre analisando pontos de infraestrutura, ambientação, dentre outros pontos. O escritório de Arquitetura Comercial Luciana Zamecki ajuda empresários e empreendedores a encontrar a sala comercial ideal sem custo.

Se você ainda está em busca da Sala Comercial ideal, então, clique aqui, e receba uma assessoria completa e gratuita, e veja algumas das melhores opções. Ao invés de ter tantos riscos, acelere o passo escolhendo por ambientes já pré selecionados e avaliados pro profissionais experientes que atuam na área há mais de 20 anos.

Design sem nome.png
Design sem nome.png